A visita ao Cemitério Judeu de Praga

  • por:
  • 16 de outubro de 2017
  • Nenhum comentário
A visita ao Cemitério Judeu de Praga

A visita ao Cemitério Judeu de Praga foi um dos momentos mais interessantes e tocantes da nossa viagem à República Tcheca. Ele está localizado ao lado da sinagoga Pinkas, no bairro Josefov, e dá uma dimensão do quanto os judeus foram marginalizados ao longo dos séculos. Eu sempre busco visitar cemitérios e criptas durante minhas viagens, não porque sejam mórbidos ou algo do tipo, mas porque refletem a história dos povos e comunidades locais e nos levam a refletir sobre grandes acontecimentos da humanidade.

O bairro de Josefov está localizado na parte conhecida como Cidade Velha de Praga, e foi considerado durante muitos e muitos anos o gueto dos judeus na região. Eles não só deviam viver no bairro, mas também serem enterrados lá.

O velho Cemitério Judeu (Starý židovský hřbitov) foi fundado na primeira metade do século XV e os enterros ocorreram até 1787. Ele é considerado o cemitério mais antigo da Europa e estima-se que existam mais de 12 mil lápides no local. Devido à falta de espaço, os corpos dos judeus passaram a ser enterrados em camadas. Por séculos, as lápides novas foram inseridas junto às antigas. Essa prática fez com que o cemitério ganhasse o aspecto que tem hoje, com lápides sobrepostas, tortas e amontoadas. Já foram encontradas doze camadas de túmulos e vale dizer que a lápide mais antiga data de 1439.

Visita ao cemitério Judeu

Como é a visita ao Cemitério Judeu de Praga

O antigo cemitério faz parte do museu judaico. Para visitá-lo, você precisa adquirir um ingresso tipo combo, que inclui a entrada ao cemitério e em algumas sinagogas do bairro. Não é possível comprar um ticket só para o cemitério, que deve ser acessado pela entrada da Sinagoga Pinkas, outra atração que você com certeza vai visitar, pois é um espaço incrível, dedicado à memória das vítimas do holocausto.

A visita ao Cemitério Judeu de Praga não é demorada. Existe um caminho definido e você deve seguir a direção indicada. Apesar de conhecermos todos os horrores vividos pelos judeus, o passeio não é pesado como a um campo de concentração, mas sim reflexivo sobre a vida e morte desse povo. Vale dizer que o cemitério, além de rico em história, é bonito e singelo. A desorganização das lápides tem uma assimetria interessante, sem falar nas sombras das árvores e relvas que brotam ao redor dos túmulos.

Visita ao cemitério judeu de praga

Para chegar ao Cemitério Judeu

Para chegar ao Bairro Judeu de Josefov, você pode pegar o metrô da Linha A e descer na estação Staroměstská ou pegar o ônibus da linha 207. Para conferir datas e horários de funcionamento do cemitério e das sinagogas, além dos valores atualizados dos ingressos, clique aqui. Reserve ao menos uma tarde para visitar todos os espaços do bairro e andar pelas ruas. São muitas lojas, casas e outras construções muito bonitas.

Turismo cemiterial

Confira o texto no blog que fala sobre esse jeito diferente e muito rico de se fazer turismo.

Encontre o seu hotel ideal em Praga aqui

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

RSS
Facebook
Instagram