Carnaval de BH entra na lista dos melhores do Brasil

  • por:
  • 12 de Fevereiro de 2016
  • Nenhum comentário
Carnaval de BH entra na lista dos melhores do Brasil

De norte a sul do país brasileiros pularam e se divertiram nos mais diferentes ritmos da folia durante o carnaval. Mas se tem um lugar que se destacou esse ano foi a minha cidade, Belo Horizonte. Depois de 15 anos viajando, resolvi passar o feriado aqui e vim contar essa história para vocês.

Até poucos anos atrás, BH simplesmente virava uma cidade fantasma durante  o carnaval. Como não havia programação atrativa para o público, todo mundo colocava o pé na estrada. Os destinos preferidos eram as cidades históricas de Minas ou o litoral.

Porém, há cerca de quatro anos, a própria população decidiu reorganizar os blocos e levá-los para a rua de forma espontânea. E o resultado não podia ser melhor. Outros blocos foram surgindo e o carnaval foi crescendo. Agora, 2016 fica marcado pela consolidação total da festa. Os blocos, junto com o poder público e os cidadãos, deram um show: quase 2 milhões de pessoas foram para a rua, com o povo se apropriando do espaço público, com estrutura para que a festa acontecesse de maneira segura e confortável. Foi lindo de ver a folia feita pelo povo para o povo.

Mais de 200 blocos desfilaram, dos pequenos, dos bairros, aos grandes, que atraíram multidões pelas principais avenidas do centro da cidade. Alguns blocos se destacaram. O Então Brilha, que saiu da famosa Rua Guaicurus às 6h do sábado de carnaval, é considerado o bloco que mais apoia a diversidade. Nele não faltaram axé music, fantasias espalhafatosas e muita purpurina. Outro bloco que caiu no gosto da população foi o Pena de Pavão de Krishna. Nele os foliões se pintam de azul numa mistura de espiritualidade e festa, com mantras indianos, afoxé e ritmos africanos como combustível.

Por fim, o bloco Baianas Ozadas arrastou 80 mil pessoas pelas ruas, grande parte fantasiada de baianas, em uma referência aos homenageados do bloco, os doces bárbaros.

Quem ficou em BH pode confirmar que a festa foi realmente uma delícia. E quem gosta de planejar o carnaval com antecedência, já pode pensar em vir pra cá no ano que vem, pois o jeito mineiro de receber vai te contagiar.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

RSS
Facebook
Instagram