Você sabe como tirar passaporte brasileiro?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email

Tirar passaporte é o primeiro passo para quem está programando uma viagem ao exterior. Aqui na América do Sul, o brasileiro consegue viajar somente com a carteira de identidade, fora isso o passaporte é o documento oficial do brasileiro a partir do momento que ele deixa o território nacional. Ele deve estar sempre com você. Então: você sabe como tirar passaporte?

Tirar passaporte não é nada complicado, nem muito caro. Você deve entrar no site da Polícia Federal e clicar no link “Requerer Passaporte”. A partir daí é só seguir os passos lá enumerados.

É preciso preencher um formulário online disponível no link acima. Ao completar o preenchimento, você irá marcar um horário para comparecer na sede da Polícia Federal da sua cidade. Uma Guia de Recolhimento da União será emitido no valor de R$156,07.

Na data marcada na PF você deve levar a GRU paga, juntamente com os seguintes documentos originais: documento de identidade (são aceitos carteira de motorista, carteira de trabalho, entre outros), título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral, documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório (para os homens), passaporte anterior e CPF. Não esqueça de imprimir o protocolo de solicitação que também será gerado após o cadastro.

Alguns dias depois você deverá retirar o seu passaporte pessoalmente, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo.

Até dezembro de 2014, o passaporte brasileiro tinha validade de 05 anos, porém essa regra mudou. Desde então as novas emissões passaram a ter validade de 10 anos.

Alguns países exigem que o passaporte tenha no mínimo 06 meses de validade. Dessa forma, requeira novo passaporte antes do atual expirar, a fim de que sejam evitados problemas na Fiscalização Imigratória do país de destino.

Dicas de viagem: você sabe quais vacinas são obrigatórias no exterior? Clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *