Lavras Novas: tranquilidade e diversão

  • por:
  • 17 de setembro de 2017
  • Nenhum comentário
Lavras Novas: tranquilidade e diversão

Escondida em meio às montanhas de Minas Gerais, Lavras Novas é um distrito de Ouro Preto que conta com uma energia muito especial. Com características típicas dos menores vilarejos do estado, mistura tranquilidade, hospitalidade e diversão. É ideal para quem quer descansar do agito da cidade grande perto da natureza, com opções de passeios, hospedagens para todos os gostos e gastronomia de qualidade.

Cachoeiras

A gente frequenta o vilarejo desde 2002, mas a cada ida descobrimos um novo ponto de interesse na região. Uma das coisas que mais gostamos de fazer é curtir as cachoeiras. Uma delas especificamente é bem fácil de chegar. Chama-se “Pocinhos” e recebe esse nome devido às pequenas piscinas naturais formadas pelas várias quedas d’água do circuito. Para chegar lá, basta caminhar cerca de 20 minutos a partir do centrinho da cidade. O único detalhe é que a volta tem uma subida um pouco cansativa.

Outras duas cachoeiras muito frequentadas em Lavras Novas são a Três Pingos e a Dos Namorados. A primeira é bem pequena, charmosa e praticamente não recebe luz do sol devido à mata que a rodeia. A segunda tem uma queda d’água maior e baixa profundidade. Por serem rasas, não dá para nadar em nenhuma delas, mas são uma delícia para se refrescar. É possível ir caminhando, estão a 4,0 e 5,5 quilômetros do centrinho respectivamente. Pra quem não anima ir a pé, é possível chegar em veículos 4×4.

Cachoeira de Lavras Novas

Outra opção que também gostamos muito é a Cachoeira do Falcão. Ela não está localizada especificamente em Lavras Novas, mas na estrada para a Chapada, que fica a 6,5 quilômetros de distância. Ela é a maior de todas essas cachoeiras (ainda assim é pequena). Forma uma piscina natural e conta com uma faixa de areia tipo “prainha”, para fazer feliz quem mora em Minas e morre de saudades do litoral. Para chegar, é preciso parar o carro na estrada e descer uma trilha íngreme por cinco minutos.

Outro local para se refrescar na região é a represa do Custódio, localizada a 6,4 quilômetros. Aí sim, um lugar para nadar, pois a represa é bem grande. A natureza é abundante e a paisagem linda. Para se chegar lá também é preciso muito fôlego ou um veículo 4×4.

Vale dizer que todas as cachoeiras e a represa são deliciosas, mas a água é muito gelada. Aliás, Lavras Novas faz muito frio. Nunca, nunca mesmo, subestime o frio de lá. Até mesmo no carnaval uso roupas de frio e durmo debaixo de camadas de coberta todos os dias. Só para ficar bem entendido: nunca subestime mesmo. Então voltemos para as dicas.

Além dessas, tem duas cachoeiras na região que ainda não conheço: Castelinho, também na Chapada, e Dos Prazeres, perto da Represa do Custódio.

Quadriciclo

Quadriciclo em Lavras NovasSe você quer curtir as cachoeiras de um jeito diferente, você pode alugar um quadriciclo. Duas empresas localizadas na rua principal oferecem esse passeio: a Nefelibatas e a Quadricross. Nós escolhemos a Nefelibatas e foi muito legal.

Você pode escolher entre várias opções de roteiro, mas no geral eles te levam nas cachoeiras Três Pingos e Dos Namorados, no Mirante da Estrada Real e na Represa do Custódio. No nosso passeio um guia acompanhou todo o circuito de moto na frente dos quadriciclos. Antes de sair, você recebe um treinamento sobre como dirigir o veículo. E atenção, pode até ser reprovado. Antes disso acontecer, eu desisti de dirigir. Fiquei só na garupa mesmo! Achei a direção muito dura e pesada, mas muita mulher dirige, então acho que é tranquilo.

O vilarejo de Lavras Novas

Lavras Novas está a 120 quilômetros de Belo Horizonte. Tem cerca de 1.500 habitantes e 1.300 metros de atitude. Caminhar sem compromisso pela rua principal do vilarejo e observar as casinhas construídas na época em que Ouro Preto mandava sua riqueza para Portugal é uma diversão e tanto. Vale dedicar boas horas nisso, parando nas lojinhas, comprando o artesanato local e conversando com os moradores. Também é prática certa em Lavras Novas passar a tarde no gramado principal com vista para a igreja ou nas mesas externas de algum restaurante com música ao vivo.

Se você for a Lavras Novas não pode deixar de curtir a paisagem do Mirante da Pedra. É superacessível e lindo. Ele está a alguns metros do fim do calçamento da rua principal. Menos de 10 minutos de caminhada e você estará lá. O local tem, sem dúvida, a melhor vista das montanhas da região.

Gastronomia

gastronomia em Lavras NovasA gastronomia em Lavras Novas também é um atrativo a parte. Você vai encontrar desde comidas genuinamente mineiras, como Frango a Molho Pardo e Feijão Tropeiro, até comidas mais sofisticadas, como massas e carnes.

Restaurante Bem-Te-Vi: comida mineira, cardápio variado, pratos fartos e ótimo atendimento. Indico para almoçar, principalmente depois das cachoeiras e caminhadas.

Restaurante Villa dos Tigres: cardápio farto para tira-gosto e refeição. Ótima opção para curtir música ao vivo no fim da tarde e tomar cerveja artesanal. Atendimento muito bom e drinks que eu amo, como o Alexander.

Gaia Hamburgueria: Hamburgers gostosos e com preço muito bom para aquele dia que você quer economizar.

Confeitaria Cadivó: após o fechamento do famoso Maria Zica, essa é a dica para doces. Tomamos um chocolate quente bem gostoso lá.

La Cucinetta: restaurante de massas mais sofisticado. Ideal para o jantar. Pratos individuais, preço médio. Ambiente agradável e pratos saborosos.

Hospedagem

Lavras Novas tem hospedagens para todos os gostos e bolsos. Você pode escolher de pousadas sofisticadas até quartos beeeeeeemmmm simples, ou ficar em casas alugadas. Eu confesso que nunca fiquei nas boas pousadas. Na maioria das minhas idas alugamos uma casa. Geralmente vamos de turma então achamos melhor.

Se você tem possibilidades de gastar um pouco mais, as três pousadas mais bacanas de lá são: Carumbé, Palavras Novas e Canto dos Prazeres. As três tem preço salgado, mas são charmosas, aconchegantes e contam com estrutura de primeira.

➡ Dicas

Distrito de Lavras Novas-Leve muita roupa de frio, sempre, em qualquer época do ano. Se for alugar casa, leve também edredons e cobertas. Como eu disse lá em cima, nunca, nunca mesmo, subestime o frio da região.

-Lavras Novas não tem posto de gasolina nem banco, então programe-se. A maioria das pousadas e restaurantes aceitam cartão, mas é bom garantir.

-Músicas de carros não são bem vindas.

-Se for caminhar, respeite a fauna e a flora. Não deixe lixo nas trilhas.

-A estrada para chegar em Lavras Novas está boa. Você pegará apenas dois quilômetros de estrada de terra, chegando lá.

Leia também sobre outros lugares do Brasil

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

RSS
Facebook
Instagram