O imponente Portão de Brandemburgo e o Muro de Berlim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email

Um dos principais cartões postais de Berlim, o Portão de Brandemburgo carrega, além da sua imponente beleza, importantes fragmentos da história da Alemanha. Construído no século XVIII, nasceu para ser um dos portões de uma Berlim murada. Na história recente, foi isolada por outro muro durante a famigerada Guerra Fria. Hoje, reintegrado ao cenário urbano, é local ocupado pela população nos momentos de comemorações e manifestações.

Visto de frente, o Portão de Brandemburgo tem 26 metros de altura, 11 metros de profundidade e 65 metros de largura. Neoclássico, com colunas em estilo grego e uma estátua sobre o arco, sua beleza e imponência por si só já valem a visita. Quando mergulhamos na sua importância história, o passeio àquela região de Berlim fica ainda mais especial.

Clique aqui para encontrar o hotel ideal em Berlim

Falando apenas dos acontecimentos do Século XX, o monumento, após ter sido severamente danificado na Segunda Guerra, voltou a ter um papel de dividir regiões, pois, ao ter início a Guerra Fria, passou a servir de divisa entre a Berlim Ocidental e a Oriental. A partir de 1961, quando todas as fronteiras foram fechadas, a área ao redor do Portão de Brandemburgo foi isolada pelas duas partes do Muro de Berlim, não sendo mais acessível a ninguém, com exceção dos soldados do setor oriental. Por tudo isso, tornou-se um marco da divisão da capital alemã.

Foram quase 30 anos de isolamento, até a queda do muro em novembro de 1989, quando o monumento foi reintegrado ao cenário de Berlim. Hoje é tratado com carinho por berlinenses e turistas. Para se ter uma ideia de sua importância, está gravado no verso das moedas alemãs de 10, 20 e 50 cents.

portão de bradenburgoA região

O Portão de Brandemburgo está localizado no bairro de Mitte, na Pariser Platz, bem pertinho do parque Tiergarten e do belíssimo Reichstag (sede do Parlamento). Também está a algumas quadras da Potsdamer Platz, um quarteirão revitalizado e moderno, muito bacana para ser curtido após o anoitecer (quando estivemos em Berlim estava acontecendo ali uma deliciosa feira de Natal).

A região é uma das queridinhas dos turistas em Berlim. E a verdade é que muitos atrativos turísticos estão ali. Quem é animado para andar, vai encontrar muito lugar bacana para conhecer ao redor. É uma boa região para ficar hospedado, tendo sido inclusive a minha escolha. Ficamos no Novotel Suites Berlin City Potsdamer Platz, que eu super indico pelo custo benefício.

Clima na Europa em novembro: muito frio e poucas filas

Checkpoint Charlie e o Muro de Berlim que passava ali

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”39″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”120″ thumbnail_height=”90″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”20″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *