15 coisas para fazer no Rio de Janeiro

coisas para fazer no Rio de Janeiro
Facebook
Twitter
Pinterest
Email

Quem me conhece sabe que sou apaixonada pelo Rio de Janeiro. É impressionante como a cidade é efervecente, cheia de atrativos, opções de passeios e muita diversão. Na minha opinião, é impossível fazer uma lista quando se trata da Cidade Maravilhosas, mas selecionei 15 experiências que amo viver naquela cidade para sugerir para vocês!

Ir em um ensaio da Mangueira

Só no Rio de Janeiro você vai poder vivenciar a experiência de assistir um ensaio de escola de samba no Morro da Mangueira. É intenso, pulsante, emocionante. Uma experiência incrível e inesquecível que vivi no Rio. Pegue um taxi, entre direto na quadra e aproveite. Os ensaios na Mangueira são tradicionais aos sábados, mas recomendo entrar em contato para confirmar: www.mangueira.com.br.

Visitar o Corcovado

O passeio mais turistão do Rio, porém faz jus à fama. Todo mundo deve, na primeira viagem ao Rio, subir aos pés do Cristo Redentor e admirar a paisagem da Baia de Guanabara. Sempre digo que o Rio é uma das cidades mais lindas do mundo e a gente confirma isso quando a vê do alto. Sua paisagem urbana é de encher os olhos. Fique atento ao clima, escolha um dia de céu aberto. Informações completas em https://riotur.rio/que_fazer/cristoredentor/. Ps. Nas fotos abaixo, a primeira vez que fui ao Rio e ao Corcovado, em 1997, quando eu tinha 15 anos.

Passear pelo Pão de Açucar

Adoro esse passeio! O Pão de Açúcar não é simplesmente um belo mirante, mas sim um passeio com várias atrações. O bondinho, os restaurantes, exposições, a vista, as trilhas do lugar. Tudo é lindo e divertido. Vale dizer que o primeiro morro, mais baixo, tem o nome de Morro da Urca. Lá acontecem eventos e shows. Imagino que deve ser bem bacana participar de um rolê desses. Ah, uma informação bacana: o passeio do bondinho no Rio tem mais de 100 anos (claro que toda estrutura foi modernizada hehehe). Do alto do Pão de Açucar dá pra ver Copacana, Ipanema, o Cristo Redentor e os aviões pousando no Aeroporto Santos Dumont. É lindo. Informações completas em: www.riotur.rio/que_fazer/paodeacucar/

Coisas para faer no Rio

Fazer a caminhada pela trilha Cláudio Coutinho

Bom perto de onde saem os bondinhos está a Praia Vermelha. No canto dessa praia está a Trilha Claúdio Coutinho, que te leva nada mais nada menos até o Morro do Urca! Foi uma experiência muito cansativa, mas bem legal. Quem gosta de caminhar, uma ótima dica. E você ainda chega no primeiro morro do complexo do Pão de Açúcar sem pagar nada por isso, hehehe! Depois de chegar no Morro da Urca por meio da trilha, você tem a opção de comprar o ticket para subir para o Morro do Pão de Açúcar de bondinho (esse não dá pra acessar via trilha, só escalada), ou voltar para a Praia Vermelha, ponto de partida do bondinho. Ou você pode economizar ainda mais, fazendo o caminho de ida e volta via trilha Morro da Urca – com o bônus de uma vista incrível, totalmente gratuita!

Curtir um dos bares do Leblon no fim da tarde

Quem quiser se sentir um pouco carioca, curta um happy hour em um dos muitos bares históricos e tradicionais do Leblon. Se tiver alguém tocando ou cantando ao vivo bossa nova, será ainda mais especial. Dos que eu conheço, gosto muito do Jobi. Cheio de história, tradição e energia boa. www.instagram.com/bar_jobi/

Alugar uma cadeira e uma sombrinha e curtir a praia de Ipanema ou Leblon

Coisas para fazer no Rio

Outra tradição carioca, curtir praia sempre que possível. Se for Ipanema ou Leblon, melhor ainda. Não espere grande estruturas de barraca, mas as praias são próprias para banho, cheias de turistas e moradores da cidade que se misturam e se divertem com vista linda para o Morro dois Irmãos. No Rio, você aluga, cadeira, sobrinha e consome dos ambulantes ou pequenas barracas de apoio na areia. Ah, claro, para a experiência ser completa, você precisa tomar um mate e comer um pacote de biscoito Globo! Um ponto negativo é que o mar é bravo demais, difícil até entrar na água sem tomar um belo caldo.

Passear pelo Calçadão de Copacabana, pode ser a pé ou de bicicleta

Andar no calçadão de Copacabana também é um programa turistão que vale a pena. A Princesinha do Mar tem uma vibe alto astral com cariocas e turistas confraternizando e curtindo juntos. Pode ser a pé ou de bicicleta. De qualquer forma o que vale é se divertir, de frente para o mar e de olho na famosa arquitetura do bairro.

Visitar e pisar no gramado do Maracanã

A visita ao Maracanã, “casa” do meu time de coração, Flamengo, é uma experiência especial e cheia de significado. Por R$ 66 por pessoa, os visitantes permanecem cerca de 40 minutos no lucar. Por esse valor você tem acesso a uma área histórica com acervo bacana de camisas, bolas, fotos e outros itens de jogadores e times do Brasil. Destaque para o cantinho dedicado ao Zico, a grande estrela do Flamengo de todos os tempos.

O tour também dá acesso ao vestiário dos jogadores, à zona mista, onde os atletas enfileiram antes do início da partida, sala das coletivas e, claro, ao gramado. Muito legal!!!! Tem uma estação de metrô próxima e, apesar de já ter ouvido falar que não é uma região muito tranquila, achei seguro andar ali ao redor. Ps. Imagino que assistir a um jogo de futebol no Maraca deve ser demais também.

15 coisas para fazer no Rio de Janeiro

Passar um dia na praia da Barra da Tijuca

A Barra da Tijuca conta com um conjunto de praias distante da Zona Sul e do Centro do Rio de Janeiro. Apesar de não ser meu lugar predileto, merece a visita, pois é uma região é efervescente e com muita gente descolada. Apresenta ótima estrutura com quiosques, bares e restaurantes para todos os gostos

Admirar a vista da Praia do Flamengo

Mais uma dica pra quem, assim como eu, é apaixonado pela paisagem urbana do Rio de Janeiro. A praia do Flamengo é imprópria pra banho, mas tem uma das vistas lindas da cidade, pois está bem pertinho do Pão de Açucar.

Coisas para fazer no Rio

Visitar os túmulos dos famosos no cemitério São João Batista

Sabia que visitar cemitérios, tumbas e outros locais que guardam túmulos pode ser uma experiência muito interessante?

Na minha última ida ao Rio de Janeiro (2023), fizemos uma visita rápida ao Cemitério São João Batista, localizado no bairro de Botafogo, considerado o “Cemitério das Estrelas”, pela quantidade de artistas e outras personalidades brasileiras ali enterradas.

Apesar de ser considerado um atrativo turístico, não há muita organização ou serviços prestados para os visitantes. Quando chegamos, solicitamos um mapa, impresso na hora em papel ofício com uma lista e indicação das quadras de todas as celebridades que estão enterradas, porém, cada quadra conta com muitas lápidas, o que dificulta a busca, uma agulha em um palheiro. No link abaixo conto como conseguimos encontrar os túmulos de quem estávamos querendo ver.

VISITA AO CEMITÉRIO SÃO JOÃO BATISTA, NO RIO DE JANEIRO

Coisas para fazer no Rio

15 coisas para fazer no Rio de Janeiro

Assistir a um show do Rock in Rio

Essa também é uma experiência que todo mundo merece viver, nem que seja pra dizer: fui e pronto. A festival é gigante, com uma megaestrutura e bandas internacionais que valem a pena assistir para não se arrepender depois. Quem quiser saber tudo sobre minha experiência no Rock In Rio de 2017 leia AQUI. Mas já deixo a dica para procurar hospedagem perto da Cidade do Rock e com antecedência.

Coisas para fazer no Rio

Tomar uma cerveja com os amigos na Lapa

Se você gosta de agito e animação, não pode deixar de curtir uma noite na Lapa, o bairro mais boêmio do Rio de Janeiro. Tem bar, boteco e balada pra todos os gostos e bolsos. A partir do fim da tarde, não importa o dia, as ruas estarão cheias de gente, haverá muita música e animação.

Passear pelo centro histórico do Rio

O Rio de Janeiro já foi capital do Brasil e seu centro conta construções lindas e históricas. Vale um tour pelo lugar, passando pelo Teatro Municipal, Paço Imperial, Teatro Tiradentes e Arcos da Lapa. Termine a visita tomando um café na tradicional e histórica Confeitaria Colombo.

Passar o dia em Niterói

Sou suspeita, fiquei hospedada em Niterói na primeira viagem que fiz ao Rio, em 1997, aos 15 anos. Na minha opinião, passar pela ponte de carro ou atraversar a baia de balsa já é um passeio por si só. A praia principal, Icarai, é impropria para banho, mas merece a visita pela vista do Rio, com o Corcovado de um lado e o pão de Açucar de outro. Também é ali que está o Museu de Arte Contemporanea da cidade, uma obra de Niemeyer lindíssima. Se estiver com tempo, vá até a praia de Itaquatiara, maravilhosa, porém mais distante.

Ainda falta!

Tem duas experiênciaS que só o Rio pode proporcionar que ainda não experimentei: assistir aos desfiles ou desfilar em uma das Escolas de Samba no Sambódromo e pular de asa delta da Pedra Bonita (essa experiência eu nunca vou viver mesmo, mas deve ser IN-CRÍ-VEL).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *