Tiradentes respira gastronomia, são restaurantes e restaurantes charmosos e convidativos ao longo da cidade. Pode-se ficar um mês e não repetir um lugar para comer. Sempre que estou lá a gastronomia é um dos nossos principais atrativos, por isso vou colocar algumas sugestões de restaurantes para vocês conhecerem, todos com comida deliciosa, atendimento diferenciado e ambiente aconchegante. É resultado de pelo menos quatro visitas a cidade nos últimos dois anos. Pode imprimir a lista e seguir esse roteiro. Onde comer em Tiradentes
Mesquita Empório Árabe
@mesquitatiradentes
Especializado em comida árabe. Não sou fissurada, mas a família quis ir e todos amamos. Pedimos vários tira-gostos para experimentar, como trio de pastas, com homus, chancliche e babaganoush, bolinhos de falafel, quibe cru e Kafka recheada. Eu gostei demais destes dois últimos pedidos. Vale destacar a rapidez da chegada dos pratos e também a leveza da refeição. Comemos muito e nem pareceu, hehehe! Para quem gosta, uma comida de ótima qualidade, bastante autêntica e com preço justo, sem falar no atendimento super atencioso.
Ateliê Gastronômico onde comer em tiradentes
@ateliegastronomicotiradentes
Gostei demais desse restaurante, com uma proposta de cardápio e opções de pratos bem diferentes. Achei ideal para quem gosta de sair da zona de conforto e se arriscar em novas combinações. Eles trabalham muito bem com a comida mineira com toques de sofisticação. Intimista, com poucas mesas, em uma casa localizada perto do centro histórico. Atendimento muito bom e vinho delicioso. O Marquinhos pediu risoto de rabada e pesto de agrião e eu o risoto de figo com nozes, mel e Parma. Um pedido super arriscado para meu paladar, mas que eu simplesmente amei.
Restaurante Padre Toledo
@restaurantepadretoledo
Localizado na Rua Direita, no centrinho de Tiradentes, um lugar delicioso para almoçar e saborear a comida mineira. Está localizado ao lado da pousada de mesmo nome. Também conta com risotos, massas e uma caipivodka deliciosa. Nossos pedidos foram bife parmegiana e frango com ora-pro-nóbis. Você também pode tomar um café na padaria Padre Toledo, bem ao lado.
Atualização: na última viagem pra lá pedimos risoto de canjiquinha e filet com risoto de queijo. Tudo delicioso. Pra quem curte a comida mineira do Padre Toledo, eles tem um delivery em Belo Horizonte. Mais informações aqui.
Onde comer em Tiradentes: Mia Restaurante
@mia_restaurante
Também no Centrinho de Tiradentes, na rua Direita, ótima pedida tanto para o almoço quanto para o jantar. Comida contemporânea, espaço aconchegante e intimista, apresentando diversas releituras da comida mineira. Para entradas experimentamos uma tábua com variedade de três queijos da Ouro Canastra, terrine de campagne, mel silvestre e brioche, além de envelope de rabada com massa filo e emulsão de agrião. Para prato principal, pedimos magret de pato grelhado e baby beef com gnocchi de ervas. Destaque para a sobremesa, uma das melhores que comi na vida: base de brownie, mousse de chocolate branco e calda de morango. Em Tiradentes, você pode apreciar a confeitaria Mia. Pela experiência que tivemos com o brownie, imagino que deve ser tudo incrível.
Atualização: Eu comi essa torta da Mia todas as vezes que estive em Tiradentes. É sem lógica de boa.
Mano a Mano onde comer em tiradentes
@bistromanoamano
Nosso último jantar. Um lugar super intimista, com poucas mesas e uma playlist deliciosa para deixar o clima ainda mais aconchegante. Super dica para um jantar romântico. Cardápio incrível, com entrada especial do chef Paulo Rosa, com linguiça, queijo, geleia de chuchu com pimenta, carpaccio de abóbora, capotanata de berinjela e mais. Para prato principal, risoto de Bacalhau e espaguete Nero mediterrâneo. De sobremesa, brownie com sorvete.
O destaque aí ficou por conta do prato intermediário: raviolle de queijo canastra com massa de espinafre. Molho com tomate seco e confit. Dos deuses!
Na última viagem, voltamos ao Mano a Mano, onde comemos uma tábua de antepastos, queijos especiais, geleias artesanais, embutidos e pães artesanais. Como prato principal arroz negro cozido com shoyo, preparado com brócolis, tomates cerejas, cenouras e laminas de amêndoas, servidos com tentáculos de polvo e uma redução de teriyaki na cachaça.
Sapore Tiradentes
@sapore_tiradentes
Localizado na Praça principal de Tiradentes, o Sapore é um restaurante italiano super charmoso e aconchegante. Com um cardápio criativo e farto, também conta com uma carta de vinhos de primeira. É possível sentar no interior do restaurante ou na calçada, vendo o vai e vem da praça durante o dia ou a noite. Achei uma ótima opção para almoço ou jantar. Meu prato foi um Tagliatelle ai Gamberi, molho de tomate, camarões, creme de leite e salsa.
Para café da manhã: Padaria Padre Toledo
@padariapadretoledo
Cafezin com pão de queijo e muitas outras opções na padaria mais tradicional de Tiradentes: a Padre Toledo, que deixa as visitas a Tiradentes muito mais saborosas. A melhor escolha para começar o dia com experiêcia gastronomia.
Além do cardápio de salgados e bolos de dar água na boca, o ambiente é bem aconchegante e mineiro. A Padaria, que está localizada na Rua Direita, tem wifi e dá até pra fazer “travel office”. Foi isso que fizemos por lá, hehehe!
Como já falei em outro post sobre Tiradentes, me chama atenção como a cidade está adiantada com relação aos serviços e produtos turísticos. Todos os restaurantes que fomos, estava tudo delicioso. Ah, não esqueça, reserve com antecedência, pois a maioria dos restaurantes que indicamos nessa lista são bem intimistas e contam com poucas mesas.
Leia também: Onde se hospedar em Tiradentes
Reserve seu hotel em Tiradentes, aqui
Respostas de 2