A cidade de São Miguel do Gostoso está localizada no litoral norte do Rio Grande do Norte, na esquina do Brasil, por isso antes de tudo é importante dizer que venta muito na região e nas praias. No geral o mar é tranquilo, com água limpa, transparente e morna, mas o que mais me chamou atenção foi a faixa de areia bem grande das praias principais, diferente de qualquer lugar que eu conheça.
Gostoso é um pequeno vilarejo no Rio Grande do Norte, localizado a 100 km de Natal, mais ou menos 1h30 de carro. As praias são ideias para quem busca tranquiliade, áreas para banho, tomar sol e praticar esportes como kitesurf e windsurf.
Praia da Xêpa, Cardeiro e Maceió
Essas são as praias urbanas de São Miguel do Gostoso, localizadas bem em frente ao vilarejo e interligadas entre si. As três tem como principal característica a faixa de areia bem grande, com cerca de 350 metros. O vento bate forte, a ponto de incomodar, e é possível ver atletas profissionais praticando esportes náuticos como windsurfe e kitesurfe.
Você vai encontrar restaurantes, barracas de praias e beach clubs pé na areia, mas é importante frisar que é distante da água. Nessas praias você também encontra diversas pousadas para quem deseja se hospedar o mais próximo do mar possível!
Apesar da distância do mar ter me incomodado, sem dúvidas as praias são lindas e têm um visual muito diferente, arrebatador, com os aerogeradores de energia eólica na paisagem. Curtir o fim da tarde e o pôr-do-sol pertinho do mar é um dos programas imperdíveis de Gostoso.
Praia dos Tourinhos
A melhor praia do município de São Miguel do Gostoso, localizada a 8 km do centro da cidade por estrada de terra. Praia com faixa de areia de tamanho normal, com estrutura de bares e restaurantes. A água é bem limpa, a quantidade de ondas é agradável, é fácil de estacionar. Fazendo parte da paisagem estão os aerogeradores dos parques eólicos espalhados ao redor das praias da região.
É tradição em Gostoso assistir o pôr-do-sol em Tourinhos. Dois bares nos chamaram atenção. O Bora Bora é considerado um beach club. Para entrar pagamos R$ 40 por pessoa, sendo R$ 30 convertido em consumação. O cardápio de bebidas e comidas é mais sofisticado que as demais barracas e tem um valor um pouco mais alto.
Outra barraca que curtimos nessa praia foi a Barraca do Luiz. Simples, porém agradável, com cardápio com boas opções para almoço. Nós pedimos arroz de polvo, o prato era farto e o preço justo.
Praia de Monte Alegre
Fica a cerca de 6km do centro da cidade. É a praia mais frequentada pelos adeptos dos esportes náuticos, não tem muitas barracas de praia, porém lá estão dois beach clubs, o Idílico e o conhecido Kite Center Beach Hotel, um centro de treinamento para quem deseja fazer aulas de esportes náuticos que envolvem vento, como windsurfe e kitesurfe. Lá você também encontra um restaurante bem sofisticado que tem piscina e uma estrutura muito legal. A praia em si não achei muito atrativa!
Praia do Marco do Descobrimento
Recebemos a indicação dessa praia durante a nossa viagem e resolvemos arriscar. Escolha acertada! Localizada a 18km de estrada de terra do centro de Gostoso, é uma praia praticamente deserta, com poucos restaurantes e menos gente ainda. Conseguimos um lugar aberto para pedirmos almoço e passamos o dia lá, praticamente só a gente na praia. A areia é clara, o mar é transparente e calmo.
Gostou? Então escolha o hotel ideal pra você em São Miguel do Gostoso, aqui.
Leia mais sobre Natal, aqui.