Esse é o primeiro dos vários textos que vou publicar sobre a viagem que acabei de fazer à Patagônia Austral Argentina. Quem acompanhou os preparativos sabe que o primeiro destino foi El Calafate, cidade cravada aos pés da Cordilheira dos Andes, às margens do Lago Argentino, localizada a três horas de avião de Buenos Aires e conhecida pelos seus glaciares, incluindo o Glaciar Perito Moreno. E foi isso mesmo que fomos procurar lá (além do frio).
Logo no dia seguinte a nossa chegada fomos visitar o Glaciar Perito Moreno, um dos maiores e mais importantes glaciares do planeta. Ele está localizado no Parque Nacional Los Glaciares, a 80 quilômetros de El Calafate. O parque é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1981, abrigando o Lago Argentino, o Lago Viedma e mais de 300 glaciares.
Sem dúvida o Perito Moreno é uma das obras mais fascinantes da natureza. Ele é de uma imensidão indescritível e é capaz de impressionar qualquer ser humano. É um dos únicos glaciares que não diminui no mundo e possui uma superfície de gelo de 250 km quadrados, além de altura de 60 metros em relação ao nível do Lago Argentino e 31 quilômetros de extensão.
Se deparar com a geleira é algo impactante e há várias formas de explorar e conhecer o glaciar. Chegando ao Parque Nacional, a primeira visão que você tem do glaciar é no Mirante Los Suspiros. Achei o nome muito interesse porque é algo tipo: “Uau”… Depois é preciso andar mais alguns quilômetros para chegar ao glaciar.
Encontre o seu hotel ideal em El Calafate aqui
A maneira mais tradicional de explorar a região é pelas passarelas construídas para apreciação. Elas possuem diversos ângulos de observação do glaciar e é um passeio básico para vivenciar bem a sua grandeza. Ficamos cerca de três horas caminhando pelas passarelas. Estava bem frio, com um pouquinho de neve caindo das montanhas. Uma dica é explorar todas as passarelas, com destaque para a amarela, que fica bem perto do gelo. Vale dizer que constantemente pequenos pedaços de gelo se desprendem, provocando grandes estrondos e um belo espetáculo.
Outra opção para admirar o glaciar é por meio do passeio de Catamarã: nesta opção você entra a bordo de um catamarã para se aproximar um pouco mais da face sul do Glaciar Perito Moreno e tem duração de aproximadamente uma hora. Nos fizemos esse passeio também. Você tem uma visão bem próxima do glaciar, mas venta muito e o barco estava bem cheio, então em alguns momentos você não consegue apreciar a vista direito.
Mini Trekking no Glaciar Perito Moreno
E se você é aventureiro e quer realmente ter contato com o glaciar, pode fazer o Mini Trekking, que é uma caminhada pelo Perito Moreno, isso mesmo, em cima do gelo. O tempo de caminhada é de uma hora e meia, a dificuldade é média. Optamos por não fazer essa caminhada, mas quem tiver interesse deve procurar a agência local Hielo y Aventura, que possui o monopólio destas atividades.
A conclusão que cheguei é que El Calafate não tem muito o que fazer, mas o glaciar é algo tão impressionante que vale a visita à cidade. Foi sem dúvida uma visão impressionante que nunca vou esquecer
Valores
Preço transfer até o parque: 200 pesos
Preço entrada Parque: 200 pesos
Preço catamarã: 250 pesos
Preço mini trekking: 1200 pesos
*setembro de 2015
Site: http://www.losglaciares.com
Leia também: Um pouquinho de El Calafate
Uma resposta