Eu fiquei tentada a começar esse texto com uma frase de impacto, mas é impossível descrever a beleza, o charme e o melhor de Praga, capital e cidade mais importante da República Tcheca. Sem dúvida quem opta por conhecer o Leste europeu precisa colocá-la no roteiro como uma prioridade, pois é impossível não se apaixonar <3.
Praga parece uma cidade estrategicamente planejada para encantar o turista, tipo “Truman, o show da vida”. Enfeitiçante aos olhos, a impressão é que tudo foi montado pra você, dos telhados bem preservados ao cisnes que nadam no rio acompanhando o som dos artistas de rua.
A melhor maneira de conhecer e vivenciar essa apaixonante cidade é se perdendo pelas ruas e ruelas de nomes quase impronunciáveis, pois a cada quarteirão somos surpreendidos com as construções e os monumentos históricos. Essa definitivamente não é uma cidade para se prender aos ambientes fechados, mas sim passar o máximo de tempo ao ar livre (mesmo no frio de congelar que pegamos lá – leia aqui).
Considerada Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade pela Unesco desde 1992, Praga é uma das cidades mais antigas e bem conservadas da Europa. Suas principais construções datam dos séculos XI, XII e XIII. O castelo, que é o mais importante atrativo da região, foi construído no século IX. Ou seja são mais de dez séculos de história. Praga também é conhecida como Cidade das Cem Cúpulas, e não é para menos, elas estão sempre lá, nos mais diferentes estilos, clássico, gótico, barroco e renascentista.
As construções da parte histórica da capital tcheca também são consideradas monumentos nacionais, o que faz com sejam tão respeitosamente cuidadas e preservadas. Provavelmente em poucos lugares do mundo você verá uma paisagem urbana tão bela como lá.
Encontre o seu hotel ideal em Praga aqui
O melhor de Praga
Apesar de ser uma cidade grande, os principais pontos turísticos estão na região tombada e histórica de Praga, por isso é possível fazer grande parte dos passeios a pé. Destaque para os bairros Nove Mesto, Stare Mesto, Mala Strana e Josefov. Como já disse lá em cima, ande muito, pois nessas regiões estão o Castelo de Praga, o Cemitério Judeu, Sinagogas, o Relógio Astronômico, várias catedrais e muito mais.
Eu sei que esse texto acaba por ter muitos elogios e poucas dicas. Tudo em Praga é tão intenso e magnífico que estou programando várias postagens, falando separadamente dos atrativos, da gastronomia, arquitetura, passeios etc, mas não podia deixar de descrever meu encantamento puro e simples por essa cidade. Espero que depois de tantos elogios e adjetivos, já tenha conseguido te convencer a colocá-la no próximo roteiro de viagem. E para começar a montá-lo, confira o site oficial de Praga clicando aqui.
[ngg_images source=”galleries” container_ids=”31″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”120″ thumbnail_height=”90″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”20″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]