Uma pergunta que vale um milhão: quais as melhores ilhas de San Blas?
San Blas é um arquipélago do Panamá localizado na comarca de Kuna Yala. Os responsáveis por governar as ilhas são os índios Kuna Yala, ou seja, tudo em San Blas é construído e oferecido por eles: a hospedagem, o transporte de barco e a alimentação. Assim, não espere nenhum luxo. Tudo é muito simples.
A comarca fica a 100 km da Cidade do Panamá. Estrada chata, com muitas curvas e buracos. Mais alguns minutos de barco e você chega ao arquipélago. A região é composta por inúmeras ilhas, mas apenas algumas contam com hospedagens para turistas. E outras podem ser visitadas. Entre elas vivemos a experiência de dormir em três ilhas.
Vale dizer que eu amo lugares isolados. Sem carro, sem barulho. Só eu, o céu, o sol e o mar! Então voltaria mil vezes. Nosso pacote incluiu o transfer de ida e volta da Cidade do Panamá, hospedagem com banheiro privativo e alimentação, além de passeios por outras ilhas do arquipélago. Fechamos o pacote com a agência San Blas Beach Trips. Foi tudo ótimo antes e durante o processo.
As melhores ilhas de San Blas: Ilha Wailidup
A Ilha que mais gostei de me hospedar!
Dormir nessa ilha foi uma experiência incrível, principalmente porque as cabanas estão localizadas sobre a água. Senão me engano, é a única ilha que oferece essa experiência. A Ilha é pequena e conta com cerca de 10 cabanas, separadas em dois extremos. A praia fica ao lado do “pier”, que também funciona como recepção e restaurante, hehehe.
Durante nossa estada, haviam 5 pessoas hospedadas na ilha. A praia é pequena, porém linda, ao lado das cabanas. A areia é clarinha e o mar é azul. A paisagem ainda é composta por outras ilhas que ficam bem pertinho da Wailidup.
Para comer no almoço e no jantar, peixe ou frango, arroz com coco, batatas e pantacones (uma espécie de banana frita). No café da manhã ovos e torradas. A comida estava incluída no pacote. Para beber, eram vendidos refrigerantes, água, cerveja e vinho.
Como em todas as ilhas, as cabanas são bem simples, não tem forro no telhado, para tomar banho bica com água fria, colchão e travesseiros meio ruins e energia elétrica nas tomadas apenas das 18h às 3h (lembre-se de levar um adaptador para tomada, pois lá a tomada é diferente do Brasil).
O valor para se hospedar lá é um pouco mais caro que as outras ilhas, mas acho que vale a pena.
Isla Diablo
Uma praia lindissíma. Areia branca, mar de vários tons de azul, com corais e vida marinha abundante. Um paraíso tropical. A ilha não é tãaaao pequena, tem várias cabanas com banheiros compartilhados, mas nós optamos por ficar na única cabana com banheiro privativo do local.
Achei a cabana ok, mas o banheiro era bem ruim. Também era só uma bica para tomar banho, com água gelada e umas pedras no chão. A cabana com banheiro privativo é a última, mais ao fundo da ilha. Achei o local um pouco mal cuidado, com lixo e entulho espalhados, além de mato alto. Não tinha como carregar celular na cabana. Somente no refeitório, mesmo assim em horários específicos. Mas a praia é realmente maravilhosa. Não dá pra não conhecer.
Vale dizer que os índios dessa ilha eram todos muito gentis. No almoço tivemos camarão com batatas fritas e à noite eu pedi que eles fizessem meu peixe assado em vez de frito e fui atendida na hora.
No local você pode adquirir artesanato dos índios.
Isla Perro Chico
Isla Perro Chico, a mais cobiçada de San Blas. Ao olhar o azul de cair o queixo da pra entender o porquê. Ela é realmente muito bonita, organizada, muito limpa e bem cuidada. É bem próxima à Isla Diablo. A praia é linda, mar muito azul, com uma área grande de piscina natural e mar raso. Bem em frente da praia tem um barco naufragado ótimo para nadar com snorkel, com muitos peixes e corais. A Ilha é cheia de coqueiros que dá sombra e deixa o lugar com características cinematográficas.
A cabana é parecida com a da Isla Diablo e o banheiro também não passava a sensação de limpeza. Havia sabonete usado e uns panos esquisitos por lá. Para tomar banho a mesma coisa das outras ilhas, bica com água fria. Havia como carregar celular no quarto durante todo o dia. Tem mais opções de cabines privativas.
Tivemos a opção de comer lagostines no almoço com arroz de coco (esse é o complemento básico das comidas). Também eram vendidas bebidas como cerveja e refrigerante, mas não tinha opção de vinho como nas outras ilhas.
Como essa ilha é a mais procurada, sugiro que você evite se hospedar durante os fins de semana.
No local você pode adquirir artesanato dos índios.
Ilhas em San Blas para passear
Isla Pelicano
Imperdível. A menor das ilhas que conhecemos. Linda, linda, linda, com um mar de um azul inesquecível. A ilha é bem pequena e não há opções de hospedagem. Conta com uma estrutura para bar e restaurante, mas a comida é bem simples também.
Isla Fragata
Outra linda ilha (todas são!!!), super calma, com um cantinho de mar com uma piscina natural bem calminha, com área branca e redes penduradas dentro da água pra você deitar e esquecer da vida. Conta com restaurante sobre o mar, uma vista incrível do mar azul. Almoçamos lá no último dia, antes de voltarmos para a Cidade do Panamá. Cardápio peixe e arroz, hehehe.
Isla Perro Grande
Localizada bem pertinho da Isla Perro Chico e Diablo. Linda também. Ela não tem cabana para os turistas se hospedarem, mas os mais animados podem acampar. A ilha é um pouco menor que a Perro Chico, mas tem uma faixa de areia mais extensa. No dia que estivemos lá estava chovendo, mas imagino que com sol deve ser muito azul o mar, pois a areia é bem clarinha.
Piscinas naturais
Famosa pelas estrelas do mar, não pode ficar de fora dos passeios, pelo menos por alguns minutos. Realmente é fácil achar estrela do mar por lá. Lembrete: NÃO TIREM E NEM ENCOSTEM nas estrelas do mar.
Dicas:
Levar passaporte (só entra na comarca com o documento)
Não deixe de levar aperitivos para comer entre as refeições. Lá vende água, mas vale levar também.
As tomadas no Panamá são diferentes do Brasil. Leve um adaptador.
Leve dólar para comprar bebidas
As praias tem muitas pedrinhas e corais. Tenha um tênis para água.
Snorkel é fundamental para deixar sua experiência no mar de San Blas inesquecíel
Levar toalhas (não tem) e roupa de cama (até tem, mas….)
Se você quiser ficar conectado, somente duas operadoras de celular pegam no local: Digicel e Tigo
Reserve AQUI seu hotel em qualquer lugar do mundo com nosso parceiro. Essa é uma maneira de apoiar nosso blog sem pagar nada a mais por isso.
Leia também: Lua de Mel em Punta Cana, no Caribe
Respostas de 3
Como vc se deslocou entre estas praias? Indica alguém? E qtas noites suficientes para conhecer?
Obrigada
Acho três noites suficientes. O pacote que fechei incluía o barco que fazia os passeios e os deslocamentos entre as ilhas.