Edimburgo é uma das cidades mais surpreendentes que eu já conheci, e o Castelo de Edimburgo foi sem dúvida um dos motivos de eu ter gostado tanto de lá. Segunda atração mais visitada da Escócia, ele recebe um milhão de visitantes por ano e está localizado no Castle Rock, um rochedo de origem vulcânica originado há 300 milhões de anos.
Com algumas horas na fortaleza é possível conhecer muito sobre a história e a cultura escocesa. Em sua área interna há diversas construções que apresentam detalhes de guerras e transformações que ocorreram ao longo dos séculos na Escócia. Tudo isso sem falar na vista incrível que se tem do castelo.
Além de conhecer sobre os mais importantes capítulos da história da Escócia, você poderá ver no castelo as joias da coroa, a Capela de Santa Margarida, os aposentos reais e o imponente hall com armas e armaduras, além das prisões militares, os canhões do século XV, entre tantos outros detalhes. Mas fique atento, dizem por lá que você também pode encontrar assombrações e fantasmas, essa é uma das lendas urbanas mais conhecidas da capital escocesa.
A arquitetura gótica encanta pela riqueza de detalhes, assim como as estatuas de William Wallace e Robert The Bruce, que lutaram em várias guerras pela independência do país. Também chama atenção os brasões e figuras medievais esculpidas em várias partes do castelo.
Capela de Santa Margarida
Construída no século XI, é a parte mais antiga do Castelo de Edimburgo. Tem influência celta e foi encomendada pelo rei David I para homenagear a rainha consorte da Escócia, Margaret, sua mãe, canonizada em 1250. Conta com arco decorado e vitrais, sendo utilizada até hoje para cerimônias religiosas.
Leia também:
➡ A experiência de dirigir na mão inglesa
➡ 24 horas em Edimburgo: o que fazer
Museu da Guerra
Uma das partes que mais gostamos no castelo. No Museu da Guerra você vai realmente conhecer a histórias das grandes guerras da Escócia, por meio de artefatos militares, armas e até munições. O edifício que abriga o museu foi construído no século XVIII.
Castelo de Edimburgo: Palácio Real
Aqui você poderá visitar os antigos aposentos da realeza. Eles mostram algumas réplicas de aposentos de época, além de pinturas de membros da realeza que ali viveram. Não dá pra imaginar quanta história aconteceu ali entre reis, rainhas e plebeus.
Grande Hall
Com telhado de madeira, esse espaço foi construído em 1511. Lá você poderá perceber no acervo o poder dos exércitos da Escócia nas guerras. São muitas armas e armaduras ali expostas, incluindo o imponente machado de Lochaber.
Joias da Coroa
Puro luxo. A coroa, cetro e espada do estado em exposição são as mais antigas joias da coroa britânica. Eles foram usados juntos pela primeira vez para a coroação da Maria, rainha dos escoceses em 1543. Ainda hoje podem ser utilizada pela realeza.
➡ Encontre seu hotel ideal em Edimburgo aqui
Prisões Militares
Achei essa parte da visita muito interessante. O prédio, no século XVIII, era usado como prisão para marinheiros e estrangeiros presos por motivos de guerra. O espaço conta ainda com pouca luminosidade, camas e outros artefatos que mostram um pouco como funcionava a prisão na época.
O Castelo de Edimburgo é grande e por isso vale a pena reservar cerca de três horas para visitá-lo com calma, inclusive para caminhar na parte externa e apreciar sem pressa a vista linda que se tem da cidade. Se você não fala bem inglês, vale levar um resuminho sobre cada espaço e como ele foi importante para a história da Escócia. Faz toda diferença para entender tudo que aconteceu ali.
Endereço: Castlehill, Edinburgh EH1 2NG
Entrada: £18,50, aberto de segunda a domingo, das 9h30 Às 17h
Atualmente é possível – e indicado – comprar o ingresso online pelo site oficial para garantir a entrada na data desejada
www.edinburghcastle.scot