Não sei vocês, mas algo que me emociona durante as viagens é conhecer lugares que me remetem a algum fato ou época da história, principalmente momentos que acompanhei pela TV ou aprendi nos livros de escola. E com o Muro de Berlim foi assim, eu desejei muito conhecê-lo e foi realmente emocionante poder ver e tocá-lo. E o que não falta na capital alemã são locais para você conhecer o muro que separou o mundo por tantos anos. Confira alguns lugares para ver o Muro de Berlim:
East Side Gallery
A parte mais conservada do muro, o lugar para celebrar a sua queda e a reunificação alemã. O local se tornou uma galeria de arte a céu aberto e até hoje apresenta um valor simbólico muito importante para os alemães. A cultura estampada nos muros simboliza o fim da opressão e retorno da liberdade de expressão naquele país.
Destaque para o beijo entre o soviético Leonid Brezhnev e o presidente comunista alemão Erich Honecker. Esse beijo realmente aconteceu –podem acreditar –, durante a comemoração de 30 anos da fundação da Alemanha Oriental. Uma foto dessas merece rodar o mundo!
Topografia do Terror Lugares para ver o Muro de Berlim
Se a energia da East Side Galery é a melhor possível, na Topografia do Terror é bem diferente. Uma das partes mais conservadas do muro, ali você sente o peso de cada peça de concreto que separava as duas Alemanhas. São 200 metros de muro intocados. O local é tombado e não pode sofrer alterações. Visitamos a Topografia do Terror em um fim de tarde chuvoso e frio, o que deixou a atmosfera ainda mais triste pesada.
Escolha seu hotel em Berlim aqui
Memorial da Bernauer Strasse
Não deu tempo de conhecer essa parte de muro, por ela estar localizada um pouco mais distante do centro de Berlim. Porém o memorial da Bernauer Strasse tem como objetivo mostrar para quem o visita o lado mais cruel do muro, mostrando um pouco de como era conviver com aquela triste realidade.
Alguns trechos do muro foram substituídos por barras de ferro, o que mostra exatamente o que as pessoas eram impedidas de ver. Alguns totens mostram vídeos, fotos e explicam como era feita a vigilância pelos militares alemães.
Lugares para conhecer o Muro de Berlim: Potsdamer Platz
Durante o período do Muro de Berlim, a Potsdamer Platz ficou esquecida na faixa da morte, ou seja, entre as duas “camadas” do muro. Hoje ela é uma das regiões mais movimentadas e efervescentes da Berlim. Lá você poderá ver alguns pedaços do muro em meio ao agito que cerca a praça. E também poderá ver as marcas no chão, que estão ali, displicentemente, em meio ao dia a dia dos alemães. Mas para nós, turistas, é muito louco olhar ao redor e para o chão e ver as marcas da história tão vivas ali. Lugares para ver o Muro de Berlim0
Leia mais sobre o Muro de Berlim e nossa experiência na capital alemã
Respostas de 3
Fiz um Walking Tour com a temática “Muro de Berlim” e adorei o passeio. Valeu muito a pena conhecer de perto a história ainda viva que há por lá.
Sim, é muito bacana como a cidade foi reconstruída, ao mesmo tempo que não esqueceu o seu passado.
Adorei as dicas…obrigado…