Quer saber o que fazer em Varsóvia, capital da Polônia? Varsóvia é uma cidade rica em história e cultura. Não dá pra pensar na capital polonesa sem pensar na Segunda Guerra e no Holocausto. Sim, muito do que verá na cidade está ligado a essa história triste. Porém, Varsóvia teve um poder de se reconstruir, para mostrar ao mundo sua beleza arquitetônica, arte, religiosidade, gastronomia e muito mais. Abaixo, indico pra vocês 10 experiências incríveis para viver durante sua viagem para a Polônia.
Subir no último andar do Palácio da Cultura e da Ciência para ver a cidade de cima
O mais alto prédio de Varsóvia é uma obra controversa, pois foi construído no período pós-guerra pelos soviéticos, representando um presente de Stalin para o país, quando a Polônia estava sob domínio da União Soviética.
Pode até ser controverso, mas é realmente lindo e muito imponente, demonstrando o poder que o presidente soviético queria mostrar. É possível subir no terraço do prédio para ver a parte mais moderna da cidade. Fica no 30º andar. Infelizmente estava com muita neblina no dia que subimos.
Compre seu ingresso aqui.
Utilizar o transporte público, que funciona muito bem
O transporte público de Varsóvia é uma ótima opção para se deslocar em Varsóvia. O sistema é bastante eficiente, contando com metrô, ônibus, trens e bondes elétricos. Para os turistas, é possível comprar tickets que duram 24 horas e você pode se deslocar a vontade em todos os transportes públicos.
O bilhete pode ser comprado nas máquinas automáticas que ficam nas estações, ou então dentro dos próprios transportes. O ticket deve ser validado na primeira vez que utilizar o meio de transporte. Eles são comprados com tempo de duração e você pode usá-los quantas vezes precisar nesse intervalo de tempo.
Conhecer o Warsaw Rising Museum ou Museu do Levante de Varsóvia
Museu super moderno e interativo, que mostra como era a vida da Polônia durante a ocupação nazista e no período pós-guerra. Fiquei impressionada com a qualidade do museu, com acervo rico e bem preservado. Uma visita dura, mas necessária, como outras tantas experiências que a cidade oferece.
Compre seu ingresso aqui. Dica: o museu tem entrada grátis às segundas-feiras e não abre às terças.
O que fazer em Varsóvia: Visitar o Polin Museu
Outro museu que merece sua visita. Ele narra a história dos judeus na Polônia, desde muito antes do Holocausto. Impressionante a forma didática e interativa de contar a história. Um lugar muito tocante. E também achei ele muito moderno e bem cuidado. Saiba mais aqui.
O que fazer em Varsóvia: comer o pierogi
Que delícia. O pierogi é uma comida super típica na Polônia. Ele lembra um pastel recheado. Tem várias opções de recheios e pode ser frito ou assado. Nós experimentamos um que é bem tradicional lá, o de queijo com batata e carne de porco com milho. Uma das comidas prediletas da viagem. Adorei!
Conhecer o Castelo Real
Na minha opinião uma das construções mais bonitas da cidade. O Castelo está localizado bem no centro histórico, ao lado de outras construções muito lindas também. É possível entrar para conhecê-lo e saber um pouco mais sobre a história do país.
Com mobiliário, obras de arte e quadros muito bonitos, é mais um atrativo que foi destruído pelos alemães na Segunda Guerra. Foi reconstruído e hoje está tudo tudo muito bem conservado. Destaque para os quadros do Rembrandt maravilhosos. Saí bem surpreendida da visita.
Visitar a Igreja Santa’ana escutar algumas músicas tocadas no órgão.
Igreja barroca muito bonita. Localizada no centro histórico. Tem um órgão maravilhoso, que estava sendo tocado na hora que chegamos lá. Ah, e não se esqueça de subir na torre da Igreja para ver a Cidade velha do alto. Vale muito a pena.
Ver o coração de Chopin na Igreja Santa Cruz
Não achei a igreja muito bonita, mas “dizem” que o coração de Chopin está no local, conservado em conhaque. Não sei se é verdade, mas o monumento está lá e acho que vale passar rapidinho para ver. O corpo do Chopin está enterrado no Cemitério Pere Lachaise, em Paris (saiba mais sobre esse cemitério aqui).
Se emocionar com o monumento a Nicolau Copérnico
Vocês se lembram de Nicolau Copérnico e sua teoria que o sol era o centro do universo e não a Terra? Pois bem, o cientista era polonês e é possível visitar um monumento em sua homenagem no centro de Varsóvia. O monumento consiste em uma estátua do cientista e no chão ao redor planetas e o sol. Ah gente, fiquei emocionada quando vi. Sou muito defensora da ciência.
O que fazer em Varsóvia: tomar um chocolate quente na Praça do Mercado
A Praça do Mercado em Varsóvia é uma lindeza só. Uma praça com construções bem típicas do Leste Europeu. Além da beleza arquitetônica, a praça merece sua visita pela importância histórica. Ela foi totalmente destruída por bombardeios na Segunda Guerra, mas reconstruída com originalidade anos depois. Atualmente é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade. Quando visitamos estava rolando a feira de natal da cidade.
Leia sobre a visita à Fábrica de Schindler, na Cracóvia, aqui.