Ao preparar uma viagem é preciso ficar atento às exigências do país de destino. Uma questão que nunca deve ser deixada de lado é com relação às quais vacinas são exigidas no exterior. Alguns países exigem que o turista esteja imunizado contra determinadas doenças. É o caso da Austrália, África do Sul, Arábia Saudita, China, República Dominicana, Egito, Uruguai, Tailândia e Rússia. Quem viaja para esses e outros lugares do mundo precisa ter, além do passaporte, o Certificado Internacional de Vacinação e profilaxia (CIVP).
Essa é uma medida de proteção sanitária, e o brasileiro tem que observar a necessidade de ter essa documentação, pois alguns países chegam a impedir a entrada de estrangeiros procedentes de regiões com risco de contaminação de Febre Amarela, que é o caso do Brasil. Por isso é sempre bom estar com essa vacina em dia. Ela deve ser tomada pelo menos dez dias antes do embarque. Não esquece isso viu… você pode acabar com sua viagem por causa dessa bobagem!
Em minha viagem para Punta Cana, precisei emitir o CIVP comprovando essa imunização. Foi um processo simples. Com meu cartão nacional constando a vacina de Febre Amarela, consegui emiti-lo sem filas nem burocracia no Centro de Atenção à Saúde do Viajante (Rua Paraíba, 890 – Bairro Funcionários, em Belo Horizonte).
De acordo com o site da Anvisa, para viagens internacionais, o viajante deve apresentar seu Cartão Nacional de Vacinação em algum dos Centros de Orientação ao Viajante para a emissão do CIVP. Aqui você pode acessar a lista dos centros que emitem o Certificado. A lista contém o endereço de centros em todos os estados brasileiros.
Em Belo Horizonte, quem tiver dúvidas pode ligar para (31) 33246-5026 ou (31) 3277-5300. Outras informações no site da Anvisa. E não vai esquecer hein: Verifique quais vacinas são exigidas no país de destino antes de viajar!
Já viveu alguma experiência com relação à vacina no exterior? Então deixe seu comentário aí em em baixo!
Você sabe como tirar o passaporte brasileiro? Clique aqui.