O megalomaníaco túmulo de Napoleão Bonaparte, em Paris

Facebook
Twitter
Pinterest
Email

Quem conhece a história da França não se surpreende com a suntuosidade do túmulo de Napoleão Bonaparte. Ele foi um militar estrategista de guerra, e suas grandes habilidades como político são um consenso. Enxergado pelos franceses com muito respeito, seus restos mortais descansam na Église du Dôme, no imponente Museu dos Invalides, em Paris.

A Église do Dôme conta com uma cúpula barroca folheada em ouro que pode ser vista de diversos pontos da capital francesa. E é exatamente embaixo dessa cúpula, em uma espécie de subsolo, que está o grandioso túmulo de Napoleão. Como são dois andares, é possível ter visões privilegiadas da urna, que é guardada por estátuas tão majestosas quanto a caixa fúnebre. Nas paredes do andar térreo estão esculpidas as principais batalhas travadas por Napoleão. Estão lá o Código Napoleônico, as vitórias nas guerras e obras erguidas a pedido dele, como o Arco do Triunfo.

Clique aqui para encontrar o seu hotel ideal em Paris

Dentro da Église, também estão túmulos de outros importantes nomes da história francesa, como seu filho François, seus irmãos José e Jerónimo, além dos militares Géraud Duroc e Henri Bertrand. Mas nada se compara à grandiosidade da caixa fúnebre do principal membro da família Bonaparte. Dizem, inclusive, que seu corpo está bem ao fundo da urna, abaixo de outras seis caixas fúnebres.

Vale destacar que apesar de ter morrido em 1821, seus restos mortais só foram levados para o Invalides em 1840, cumprindo assim um desejo do imperador que desejava ser enterrado em grande estilo, perto do Rio Sena.

Museu dos Invalides e o túmulo de Napoleão Bonaparte

Mesmo quem vai ao local com o intuito de conhecer o túmulo de Napoleão Bonaparte, não pode deixar de passear pelo museu, que abriga um grande acervo ligado às guerras vivenciadas pela França, incluindo armaduras, armas e uniformes. Um prato cheio para quem curte histórias de guerra.

Se você adquirir o Museum Pass, sua entrada para todas as áreas do Invalides estará incluída. Caso não seja o caso, o ticket custa 9,5 euros.

Turismo Cemiterial

E se você curte turismo cemiterial, pode conferir outros dois textos sobre o assunto aqui no blog. Para conferir a postagem sobre o assunto em geral, clique aqui, para saber mais sobre o Cemitério Pére Lachaise, também em Paris, clique aqui.

O megalomaníaco túmulo de Napoleão Bonaparte, em Paris

Cemitério Père-Lachaise: um museu a céu aberto

A visita ao Cemitério Judeu de Praga

Como é a visita ao Cemitério Recoleta, em Buenos Aires

Turismo cemiterial: muito mais interessante do que pareceTurismo cemiterial: muito mais interessante do que parece

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *