Museus dos Andes, uma história de sobrevivência

museu dos andes
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email

Um museu especial, uma visita emocionante. Assim pode ser descrito o passeio pelo Museu dos Andes, em Montevidéu, que conta a história do acidente aéreo do time de rugby uruguaio Old Christian’s Club na Cordilheira dos Andes em 1972. O museu é pequeno, mas impactante, dedicado à memória das 29 pessoas que faleceram no acidente.

Acidente

Para quem não conhece a história, em outubro de 1972 o time saiu do Uruguai rumo a Santiago, mas colidiu na Cordilheira na divisa da Argentina com o Chile. Eram 45 passageiros, incluindo família e amigos dos jogadores. 27 deles sobreviveram aos primeiros dias após a queda. Outros oito morreram em uma avalanche que ocorreu alguns dias após o acidente e, por fim, 16 deles sobreviveram e foram resgatados em 23 de dezembro daquele ano. 

Foram mais de dois meses sobrevivendo em condições estremas e situações das mais adversas. Para não sucumbir à fome e consequente morte, em determinado momentos ele se viram obrigados a comer carne dos amigos e parentes que já haviam morrido. Essa era a única forma de sobrevivência. Essa triste situação foi muito explorada pelos jornais na época.

O Museu dos Andes

Logo ao chegar no museu você é convidado a assistir um vídeo de 20 minutos, contando toda a história dessa tragédia. Após, poderá percorrer os dois andares em meio a jornais da época, fotos, desenhos explicativos, documentos originais, partes do avião acidentado, roupas e até mesmo alguns itens “fabricados” por eles para conseguirem sobreviver, como óculos escuros feitos com pedaços de panos, casacos feitos com estofados e réplicas do equipamento para derreter a neve, feito com partes de metal da fuselagem do avião. Algo que me chamou atenção foi a linha do tempo mostrando como foi o dia a dia na cordilheira.

Quem curte histórias reais vai se emocionar com a visita a este museu. Quem deseja saber mais sobre o “Milagre dos Andes” o que não faltam são documentários na internet. Também existem muitos filmes e livros sobre o assunto.

O Museu dos Andes está localizado na Cidade Velha, (Calle Rincón, 619). Ele está aberto de segunda a sexta, das 10h às 17h, aos sábados, das 10 às 15h. O valor é 200 pesos por pessoa, cerca de R$ 20.

Hotel Dazzler, a nossa melhor indicação para Montevidéu. Faça sua reserva aqui

Site oficial: www.mandes.uy

Leia mais sobre o Uruguai aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *