Parque Tierra Del Fuego – Ushuaia

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email

Nossa segunda parada durante a viagem à Argentina foi Ushuaia, a cidade mais austral do planeta. Logo no dia seguinte à nossa chegada, já fomos fazer o passeio que estava incluído no pacote, que era uma visita ao parque Tierra del Fuego, umas das principais atrações da região. E o nosso passeio foi debaixo de muita neve, como a gente queria.

Localizado a 11 km de Ushuaia o Parque Nacional Tierra del Fuego  possui um pouco mais de 60 mil hectares. O local conta com uma fauna privilegiada, além de belas paisagens. Como era dia de muita neve, não vimos muito além disso, mas ver a região toda branquinha foi uma experiência inesquecível. Vale dizer que o parque conta com montanhas e vales congelados, lagos e uma costa marítima intocada, margeando o canal de Beagle. O Chile está pertinho dali, a poucos quilômetros.

E no meio do caminho havia um Café Tortoni

Andando de trem no Parque Tierra del Fuego

Um dos atrativos mais queridos pelos turistas é o Tren del Fin del Mundo, que refaz o caminho do “Trem dos Condenados”, que antigamente levava os presos até a floresta para trabalhar. Não é um passeio animadíssimo. Na verdade pode até ficar tedioso, mas para quem deseja reviver um pouco da história e contemplar a paisagem vale a pena. A parada final é feita dentro do parque. Daí para frente o passeio é feito em vans ou ônibus que percorrem o parque fazendo breves paradas.

Durante a visita fizemos um intervalo em uma lanchonete, onde foi possível tomar um delicioso chocolate quente. Após isso, acompanhamos uma caminhada breve, de apenas 10 minutos, até o lago, mas o suficiente para eu quase congelar, pois estava nevando muito na hora e o frio apertou bastante. O guia afirmou que a sensação térmica devia estar perto dos menos 10 graus.

Ainda dentro do parque fomos até a Bahia Lapataia, que tem passarelas que possibilitam tirar belas fotografias. Em nenhum lugar tem-se a sensação tão forte de se estar no fim do mundo, pois ali termina Rodovia Nacional Nº 3, a mais ao sul do continente sul-americano, local mais próximo da Antártida que você chegará por terra.

Sem dúvida, para quem tem como intenção curtir a neve, visitar o parque no inverno é um passeio imperdível.
http://www.trendelfindelmundo.com.ar/

Quem quiser saber mais sobre a primeira parte da nossa viagem, pode conferir textos de El Calafate aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *